quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Significado de alguns termos utilizados na Biologia

Segue abaixo o significado de alguns termos utilizado na Biologia.

Ácido úrico
É um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, cuja fórmula química é C5H4N4O3.

Ácidos graxos
Consistem em um tipo de lipídio formado por cadeias longas de carbonos (C) com um grupamento carboxila (–COOH) em uma de suas extremidades. Eles são a parte dos lipídios utilizada como combustível pelas células, constituindo uma das principais fontes de energia junto com a glicose e as proteínas.

Ácidos nucleicos
São macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA.

Actina
É uma proteína, faz parte da família das proteínas globulares que formam microfilamentos.

Aminoácidos
São moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura, são utilizados na síntese de proteína.

Anastomose
É designação dada a uma rede de canais que se bifurcam e recombinam em vários pontos, tais como os vasos sanguíneos ou os veios de uma folha.

ATP 
É um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas.

Bases púricas
São um dos grupos das bases nitrogenadas. Fazem parte desse grupo a adenina (A) e a guanina (G).

Catalase  
É uma enzima intracelular, encontrada na maioria dos organismos, que decompõe o peróxido de hidrogénio (H2O2).

Citoplasma
Fluido de aparência gelatinosa, rico em moléculas orgânicas e organelas, presente no interior das células e que circunda o núcleo.

Despolimerização
Consiste na reversão de um polímero para o seu monómero ou para um polímero de menor peso molecular.

Enzima
Proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos.

Fagocitose
É um tipo de endocitose que consiste no englobamento de partículas sólidas pela célula.

Fosfolipídios 
São uma classe de lipídeos que são um dos principais componentes da membrana plasmática da célula.

Glicocálix ou glicocálice 
É um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários, consiste em uma cobertura de açúcar ligada em proteínas, com espessura de 10 a 20 nm, que envolve a célula e lhe confere proteção.

Glicogênio
Polissacarídeo (C6H10O5)n formado a partir de moléculas de glicose, utilizado como reserva energética e abundante nas células hepáticas e musculares.

Glicolipídeos
São biomoléculas (moléculas orgânicas) compostas pela união de carboidratos e lipídeos. Podem ficar entre a membrana plasmática da célula, funcionando como estruturas de reconhecimento celular e estabilizando a membrana.

Glicólise anaeróbica
É uma forma de glicólise onde duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose convertida em lactato, e caracteriza-se pela ausência (ou limitação) de Oxigênio.

Glicoproteínas
são biomoléculas (moléculas orgânicas) compostas pela união de carboidratos e proteínas. Possuem funções diversas, incluindo reconhecimento celular. O tipos sanguíneos (A, B, Ab ou O) são definidos pela presença de glicoproteínas diferentes na membrana plasmática das hemácias.

Glicose, glucose ou dextrose
É um monossacarídeo e é um dos carboidratos mais importantes na biologia.

Grânulo
Na biologia celular, é uma partícula pequena. Ele pode ser qualquer partícula visível em microscópio óptico, sendo frequentemente usado para descrever vesículas secretoras.

Hidratos de carbono:  também chamados de carboidratos ou glicídios
São moléculas constituídas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

Lipídios 
Também conhecidos como  gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona.

Membrana
É uma estrutura fina, tipicamente plana, que separa dois ambientes, controlam seletivamente o transporte de massa entre os ambientes.

Microfibrilas
são estruturas medindo cerca de 10 a 25 nanômetros de diâmetro, formadas pelo conjunto de micelas que estão dispostas ordenadamente e conferem propriedades cristalinas à parede celular.

Microtúbulos
são estruturas (filamentos) presentes nas células dos seres eucariontes. São formados pelo processo de polimerização de duas proteínas globulares (alfa e beta tubulina) e um dímero.

Núcleo
É a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares.

Oxidante 
É um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido. Assim, pode-se verificar que ambas as definições afirmam que o oxigênio é sempre liberado por um agente oxidante.

Peróxido de hidrogênio
É um composto inorgânico molecular de fórmula química H2O2, é conhecido comercialmente como água oxigenada.

Pinocitose 
É um processo de endocitose em que a célula ingere líquidos ou pequenas partículas inespecíficas em solução aquosa, sem ser por difusão, mas por transporte em massa através da membrana plasmática.

Polímeros
Macromoléculas, moléculas de alto peso molecular, constituídos pela repetição de unidades menores, chamadas monômeros.

Polimerização
É o nome do processo químico que resulta na formação de macromoléculas (moléculas grandes) denominadas de polímeros, mediante a combinação de moléculas menores, os monômeros.

Polirribossomos ou polissomos 
Formam-se quando vários ribossomos, antes livres no citoplasma, ligam-se a uma molécula de RNA, sintetizando várias moléculas da proteína correspondente a aquele RNA, ao mesmo tempo.

Proteína
É a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco de uma célula. Está presente em todo ser vivo e tem as mais variadas funções.  São formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. A presença de fósforo nessas macromoléculas é rara.

Proteoglicanos
São proteínas que são fortemente glicosiladas.

Ribossomos 
São as estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Encontram-se livres no citoplasma tanto nas células eucariontes como nas procariontes.

Tubulina
É um dos vários membros de uma pequena família de proteínas globulares, é encontrada em quase todas as células eucariotas.  Existem 5 tipos de tubulina, designados por α-tubulina, β-tubulina, γ- tubulina, δ-tubulina e ε-tubulina, mas a α- e a β-tubulina são de longe as formas de tubulina mais comuns. É a subunidade que compõe os microtúbulos que, por sua vez, constituem uma parte integrante do citosqueleto com funções essenciais no transporte de componentes celulares dentro da célula e na própria divisão celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário