quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Células Procariontes

A célula é a unidade que constitui os seres vivos.  Ela pode ser encontrada isolada, nos seres unicelulares, ou formar tecido, arranjos ordenados, nos seres pluricelulares. Ela pode ser de dois tipos: procarionte e eucarionte.

Células Procariontes

Células cujo material genético, cromossomos, não são separados  do citoplasma por membrana, ou seja,  membrana nuclear.

Esse tipo de célula é caracterizado pela escassez de membranas.  Os seres vivos que têm células procariontes são denominados procariotas, essas células constituem as bactérias, por exemplo:  cianofíceas, também conhecidas como algas azuis.


A bactéria Escherichia coli, por sua rapidez de multiplicação e simplicidade estrutural,  é a célula procarionte mais bem estudada. Ela tem a forma de bastão, e por fora da membrana plasmática existe uma parede rígida, conhecida como parede celular.

A parede celular da Escherichia coli é constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas. Tem função protetora, sendo essencial para proteção contra fatores agressivos  dos seus habitats. Ela é sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.

O citoplasma dessas células não apresenta outra membrana além da plasmática, os ribossomos encontram-se espalhados, ligados através de moléculas de RNA mensageiro, formando os polirribossomos.

Os cromossomos, em geral 2 idênticos, circulares, ocupam regiões que são conhecidas como nucleoides, presos em pontos diferentes da membrana plasmática. Eles são constituídos por DNA e proteínas, tem espessura de 2nm e comprimento de 1,2nm.

O citoplasma das células procariontes que realizam a fotossíntese, existem algumas  membranas, paralelas entre si, e associadas à clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação da energia luminosa.

É observado no citoplasma da célula procarionte a ausência de citoesqueleto e subdivisão em compartimentos, como ocorrem na célula eucarionte.

Bibliografia
JUNQUEIRA; CARNEIRO. Biologia Celular e Molecular. 9 ed. Campo Grande: Guanabara Koogan, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário