quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Como um país inteiro corre o risco de ficar sem água potável

https://www.viajarpelomundo.com/2019/06/petra-cidade-rosa-da-jordania-que-foi.html

O clima no Oriente Médio está aumentando e a quantidade de chuva está diminuindo. A mudança climática tem afetado muito a Jordânia. Não há local, não há água potável disponível.

O nível de água do Mar Morto cai aproximadamente um metro por ano. Além disso, o Rio Jordão está secando. Antes de desembocar no mar, quase toda a água acaba.

A mudança climática afeta mais as áreas rurais. As chuvas nos últimos tempos foram de apenas dois meses.

Nos últimos anos, muitas pessoas do campo se mudaram para a cidade. Além disso, muitos refugiados chegam à Jordânia de várias regiões do Oriente Médio onde há conflitos.

Portanto, mais pessoas e menos água no país. Como resultado, o governo começou a extrair água de aquíferos - piscinas de água subterrânea - para fornecer abastecimento às cidades.

Eu deixaria a agricultura se pudesse. Mohammad Ghareb, um pequeno produtor, lamenta: "Mas isso é tudo o que eu sei fazer."

De acordo com estudos científicos, esses aquíferos podem sobreviver por cinquenta anos.  O ministro da Água da Jordânia, Raed Abu al-Saud, disse à BBC News: "Depois disso, teremos que recorrer a aquíferos profundos."

É verdade que estamos enfrentando uma escassez de água.  Al-Saud reconhece que é uma crise de água se qualquer casa da Jordânia só recebe água por 12 a 24 horas por semana.

A água da nação está sendo consumida uma taxa maior do que sua capacidade de recomposição . O governo está analisando a possibilidade de dessalinizar a água do mar ou reciclar a água.

No entanto, as alternativas requerem uma quantidade significativa de esforço e recursos financeiros. Roshka Tayyem, que tem dois filhos pequenos, destaca: "Cada gota d'água desperdiçada sai da fonte que abasteceria a próxima geração".

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49968089

Nenhum comentário:

Postar um comentário