1. China
O país asiático tem a maior capacidade instalada de produção de energia solar do mundo, com uma capacidade de 130 gigawatts. Para comparar, a capacidade do Brasil hoje é de aproximadamente 2 gigawatts. A China tem muitas fazendas solares gigantescas, como a do deserto de Tengger, que produz 1.500 megawatts, e a de Longyanxia, no Planalto do Tibete, que produz 850 megawatts.
A China tem uma indústria bastante desenvolvida que fabrica equipamentos para sistemas fotovoltaicos, além da capacidade de geração. Mais de 60% dos painéis fotovoltaicos globais são fabricados na nação, de acordo com um levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia (IEA).
2. Japão
O Japão possui a segunda maior capacidade instalada do mundo. Após o terremoto e o tsunami de 2011, que destruíram a usina nuclear de Fukushima, o país passou a apostar na geração solar. Após esse evento, os reatores nucleares foram desativados e várias usinas geradoras foram instaladas no Cinturão Solar do Leste.
Em 2016, o Japão conseguiu aumentar a sua capacidade em 8.600 megawatts graças às novas instalações. Segundo dados de 2016, o país tinha 42.800 megawatts de capacidade total. Com 900 mil painéis fotovoltaicos instalados em uma área de 265 hectares, a maior usina geradora do país foi inaugurada em novembro de 2018.
3. Alemanha
A Alemanha tem capacidade de produção de 41.200 megawatts, ou 13,6% da produção global, apesar de não ser um país privilegiado em termos de insolação, como o Brasil. O governo alemão pretende obter toda a sua energia até 2050 de fontes renováveis. Além disso, as tarifas de energia limpa foram subsidiadas para estimular o desenvolvimento.
4. Estados Unidos
O país tem mais de 40 mil megawatts de capacidade instalada, representando mais de 13% da geração mundial de energia solar. A capacidade do setor fotovoltaico continua a aumentar, apesar da falta de incentivo do governo atual dos EUA à energia renovável.
Existem muitos exemplos de estímulo. O estado da Califórnia, que é o mais promotor dessa fonte de energia, está analisando um projeto de lei que exigia a instalação de sistemas fotovoltaicos em todas as novas edificações. Em fevereiro de 2019, a cidade de Washington assinou uma lei que obriga a geração de eletricidade apenas com fontes renováveis até 2032.
5. Itália
Em quinto lugar, a capacidade instalada da Itália é de 19.330 megawatts, mais de 6% da produção global. O país se destaca na fabricação de drones movidos a energia solar, que são usados em casas, empresas e muito mais.
Em 2018, a empresa italiana Enel, que tem grande experiência no setor solar, adquiriu 73% das ações da Eletropaulo. A empresa, que gerencia a geração, transmissão e distribuição de energia no Brasil, tem capacidade de instalar 819 megawatts de energia solar em todo o país. Seu acesso ao mercado nacional poderá aumentar o crescimento do setor.
Acompanhe a situação da energia solar no Brasil.
Ainda assim, essa fonte de energia representa apenas 0,8% do consumo nacional total de energia. Hidroelétricas e usinas térmicas são as principais fontes de energia para o país.
O programa Renovabio, que visa promover o uso de fontes renováveis e alternativas de energia, é uma das iniciativas governamentais que devem promover a expansão do setor. Além disso, o mercado também será alavancado por mais linhas de financiamento e programas de incentivo direcionados a agricultores e consumidores residenciais.
Autor: ALDO
Fonte: https://blog.aldo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário